A Minerva, uma exportadora sul-americana de carne bovina, empenha-se em melhorar seus métodos de gestão para maximizar oportunidades, dedicando-se ao mesmo tempo em promover alta produtividade, qualidade e segurança alimentar.1 Conforme a empresa foi crescendo em nível global, a mesma precisava ser mais eficiente, e a Minerva encontrou assim uma solução para aperfeiçoar seu capital de giro.
Para gerar o fluxo de caixa livre e os retornos de caixa sustentáveis e de longo prazo que uma empresa em rápido crescimento necessita, a Minerva mantém um rigoroso controle do seu capital de giro. O Diretor Financeiro (CFO) da Minerva, Edison Ticle, revelou que as contas a receber são a linha de capital de giro mais crítica, com as contas de exportações representando cerca de 75% de suas operações.
As equipes de tesouraria e exportação realizavam manualmente tarefas como desconto de faturas, controle de limites de contrapartes e mitigação de riscos adicionais para gerir seu capital de giro. Isso tudo exigia uma enorme quantidade de tempo e introduzia o potencial de que ocorressem erros humanos.
Conforme suas vendas foram aumentando nos mercados globais, a necessidade de ferramentas e processos mais eficazes se tornou cada vez mais clara. Ao aperfeiçoar suas contas a receber, a Minerva sabia que também poderia aprimorar seu capital de giro, tornando recursos de caixa mais disponíveis e incrementando sua agilidade, flexibilidade e prestação de contas.
A Minerva precisava de uma solução que combinasse gestão de caixa e desconto de contas a receber para mitigar os riscos associados a pagamentos entre seus compradores globais ao facilitar pagamentos antecipados.
"Ter soluções que possam incrementar nosso capital circulante e administração é fundamental para que continuemos nossa jornada global com sucesso."
Edison Ticle
Diretor Financeiro, Minerva Foods
A Minerva implementou uma solução para gestão do financiamento de contas a receber oferecida pelo J.P. Morgan Payments que aperfeiçoa o programa de gestão de contas a receber da Minerva e o conecta com o ERP da empresa para proporcionar uma melhor gestão de caixa. Ticle revelou que através do programa, que entrou em operação em junho de 2023, a Minerva descontou mais de 4.000 faturas de vendas de clientes de vários países da América Latina, Europa e Ásia nos oito primeiros meses de funcionamento. Também reduziu de 60 para 2 dias o prazo de contas a receber da Minerva das faturas descontadas.
Alavancar seu capital giro ajudou a Minerva a melhorar sua eficiência, aumentar seu fluxo de caixa disponível para operações comerciais e incrementar seu crescimento. De acordo com Ticle, isso preparou a empresa para concluir sua maior aquisição até o momento, uma transação avaliada em $1,54 bilhão, que aumentará sua capacidade de produção em aproximadamente 50% até o final de 2024.2
Além disso, como a solução do J.P. Morgan Payments elimina o uso de documentos impressos, ela reduziu significativamente a quantidade de trabalho manual da equipe de tesouraria da Minerva. Ticle revelou que ela não apenas eliminou a necessidade de processar milhares de faturas, mas também aumentou seu volume global de vendas. Agora, as equipes de tesouraria e exportação da Minerva podem focar seus esforços nas tarefas mais estratégicas.
A Minerva espera continuar a fortalecer sua base de clientes domésticos e globais ao agregar valor às suas operações de distribuição internacional. A empresa também planeja aumentar o alcance do programa com o J.P. Morgan Payments para apoiar as metas gerais de negócios das suas subsidiárias no Paraguai, Uruguai, Argentina e Colômbia. Além disso, ela usará a tecnologia e o processo que já construiu para replicar a solução junto a seus parceiros.
Para obter mais informações, acesse https://www.jpmorgan.com/payments/solutions/trade-and-working-capital/accounts-receivable-finance.
Beef Central. (29 de agosto de 2023). Minerva, uma gigante brasileira do setor de carnes bovinas, adquire 16 plantas de processamento de carnes da sua rival Marfrig. Consultado em 19 de julho de 2024
©2025 JPMorgan Chase & Co. Membro da FDIC. Depósitos mantidos em sucursais fora dos EUA não são garantidos pela FDIC. Todos os direitos reservados.
JPMorgan Chase Bank, N.A. na sua Sucursal de Londres é um banco autorizado por e sujeito à supervisão e regulamentação do Departamento de Controladoria da Moeda, e também é supervisionado e regulamentado com relação a certas questões pelo Conselho de Governadores do Sistema de Reserva Federal, cada um dos quais atua na jurisdição dos Estados Unidos da América. Autorizado pela Autoridade de Regulamentação Prudencial. Sujeito às regulamentações da Autoridade de Conduta Financeira e à regulamentação limitada da Autoridade de Regulamentação Prudencial. Detalhes sobre a extensão da nossa regulamentação pela Autoridade de Regulamentação Prudencial estão disponíveis quando assim solicitados. (Número de Referência da Empresa: 124491).
As declarações contidas neste documento são confidenciais e proprietárias, e não pretendem ser legalmente vinculantes. Nem todos os produtos e serviços estão disponíveis em todas as áreas geográficas. Acesse jpmorgan.com/paymentsdisclosure para obter mais comunicações e isenções de responsabilidade associadas a este conteúdo.