Não é segredo – o comércio eletrônico disparou durante a pandemia da COVID-19. Mas, em poucos lugares, essa onda teve um impacto tão forte na economia como na América Latina. Lá, milhões de pessoas acessaram a internet pela primeira vez. O resultado: quatro tendências nas quais sua empresa pode capitalizar agora.
Uma América Latina empolgante surgiu com a pandemia global, remodelando o comportamento do consumidor para sempre. Com milhões de pessoas fazendo compras e transações bancárias on-line pela primeira vez, o mercado ficou semelhante ao do Sudeste Asiático durante a década anterior, quando a expansão do acesso à conectividade ajudou a criar uma empresa bilionária após a outra.
Explore as quatro tendências que revelam a vitalidade da região em nosso e-book Criando valor na América Latina.
A América Latina teve que se adaptar durante a pandemia. Não era possível pagar com dinheiro, então, as empresas tiveram que se reinventar e fornecer novas formas de cobrança. As pessoas mudaram de dinheiro para carteiras digitais. Essa adaptabilidade representa enormes oportunidades inexploradas para o mercado – como blockchain e moedas digitais.
Ignacio Munoz De Cote
Head of Latin American Solutions, J.P. Morgan Payments
A infraestrutura regional continua a evoluir rapidamente na América Latina. Quem antes não tinha telefone fixo agora tem smartphones com conectividade à internet. Escolher mercados com alta penetração de smartphones pode ser uma estratégia de sucesso para o seu negócio.
A América Latina é agora o segundo mercado de comércio eletrônico que mais cresce depois do Sudeste Asiático, com multinacionais chegando à região. No entanto, existem amplas oportunidades para aqueles que entendem as necessidades e costumes locais e para aqueles que podem mesclar o mundo físico com as compras on-line.
O investimento de capital de risco pode ajudar a impulsionar e solidificar uma agenda digital regional e lançar novas histórias de sucesso. À medida que a infraestrutura de conectividade se torna on-line em toda a América Latina, as startups têm mais oportunidades de florescer. De fato, as startups geraram mais de 9 bilhões de dólares nos primeiros seis meses de 2021. A coordenação entre diferentes mercados continua sendo um desafio, no entanto, devido a diferentes controles de moeda, políticas e culturas.
O setor de casas inteligentes está começando a ganhar força na América Latina. Dispositivos inteligentes de segurança e energia ainda estão nos estágios iniciais de adoção. Embora as tendências sejam importantes, ainda não surgiu nenhuma empresa com um dispositivo conectado inovador.
As multinacionais geralmente entram pelo Brasil e México e depois se expandem pela região. Às vezes, elas escolhem um país menor para limitar o investimento inicial. Uma vez que tenham testado o modelo, elas podem se expandir para os mercados maiores.
Renata Vilanova Lobo
Managing Director of Global Clearing, J.P. Morgan Payments
Da integração e implementação digitais à prestação de serviços inteligentes, agimos rapidamente para fornecer soluções personalizadas quando e onde você precisar, tudo com o apoio de equipes de atendimento globais dedicadas e experientes.
Com base nas melhores práticas e ampla experiência na América Latina e em todo o mundo, criamos soluções digitais em todo o ecossistema de pagamentos que podem ajudar os clientes a fazer e receber pagamentos com segurança.
Não importa onde você faça negócios, nossas plataformas centralizadas ajudam você a ter uma experiência unificada que fornece à sua empresa recursos globais e soluções digitais com relevância local.
Tesouraria e pagamentos
Como fazer benchmarking e otimizar seu capital de giro na América Latina
Negócio global
Tesouraria e pagamentos
Três megatendências revolucionado o cenário de pagamentos internacionais
Nem todos os produtos e serviços estão disponíveis em todas as áreas geográficas. A elegibilidade para produtos e serviços específicos está sujeita à determinação final do JPMC e ou de suas afiliadas. Este material não constitui um compromisso de qualquer entidade do JPMC de estender ou providenciar crédito ou fornecer quaisquer outros produtos ou serviços e o JPMC se reserva o direito de desistir a qualquer momento. Todos os serviços estão sujeitos às leis, regulações e aprovações e notificações aplicáveis.
Os pontos de vista e opiniões aqui expressos são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente os pontos de vista do J.P. Morgan nem os de suas afiliadas ou de seus funcionários. As informações aqui apresentadas foram obtidas ou derivadas de fontes consideradas confiáveis. Nem o autor nem o J.P. Morgan fazem quaisquer representações ou garantias quanto à precisão ou integridade das informações. As informações aqui contidas foram fornecidas apenas para fins informativos e não constituem uma oferta, solicitação, conselho ou recomendação para tomar decisões sobre investimento ou compra de quaisquer instrumentos financeiros e nem podem ser interpretadas como tal.
JPMorgan Chase Bank, N.A. Membro do FDIC
JPMorgan Chase Bank, N.A., constituído nos termos das leis dos EUA, com responsabilidade limitada.